É tempo de férias escolares! Como cuidar da alimentação das crianças no período?

Diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) comenta como deve ser a relação dos pais com as férias dos filhos Mês de julho e as crianças estão em casa. Finalmente os pequenos podem descansar, brincar e gastar energia! Para isso, eles precisam de uma alimentação balanceada para aguentar o pique. Ainda assim, o médico nutrólogo e diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida, lembra que férias não são sinônimo de relaxar completamente da rotina e pede que os pais estimulem os filhos a brincarem cada vez mais ao ar livre. Com uma vasta experiência, Dr. Nogueira comenta que existem dois perfis de crianças: "Temos aquela criança que já é propensa à obesidade e trabalhamos o ano inteiro para controlar, e aquelas que são muito hiperativas e esquecem de comer, pois preferem brincar." Para o médico nutrólogo, ambos os perfis precisam de muita atenção, principalmente nas férias. "Os pais costumam ser mais permissivos com aquela criança que faz dieta o ano inteiro, e as hiperativas tendem a piorar a sua quantidade de refeições, pois estarão livres para brincar, saindo da rotina. O ideal é encontrar um equilíbrio durante o período", afirma Dr. Nogueira. Para o diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a permissividade é preocupante e não deve ser um hábito e, sim, uma exceção. "Pedir uma pizza às terças-feiras é algo pouco saudável durante as semanas 'normais'. Nas férias, é algo que pode acontecer, mas não deve ser pizza às terças, pastel às quartas, e hambúrguer no sábado", ressalta. Dr. Nogueira relata ainda que percebe uma transformação no perfil de lazer das crianças. "Antigamente existia aquela expectativa em sair na rua e se divertir. Atualmente, quando pergunto em meu consultório, as crianças sempre falam primeiro em 'zerar' algum jogo, ou, quando mais velhos, terminar determinada série. Só depois disso lembram de fazer algum esporte", diz. A atividade física durante as férias representa pouco ganho efetivo ao longo do ano. Mesmo assim, é essencial e pode ser uma oportunidade de a criança se engajar com algum esporte. "O ideal é que a criança já realize, de maneira contínua, algum esporte. Vale lembrar que as férias são uma época onde aumenta o número de lesões e pequenos acidentes durante a prática esportiva, muitas vezes causadas pela falta de preparo físico", alerta o médico nutrólogo. Sobre a ABRAN Fundada em 1973, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia - é uma entidade médica científica que dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, que são decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano. Reúne mais de 1.700 médicos nutrólogos titulados especialistas em nutrologia pelo Brasil e mais de quatro mil médicos associados, que atuam no desenvolvimento e na atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.

OS PERIGOS DA OBESIDADE INFANTIL

Estudos mostram que uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto obeso. O risco sobe para 50% caso ela entre na adolescência gorda. “As células adiposas vão ficando cada vez mais recheadas de gordura até que estouram e se multiplicam", explica a médica nutróloga e ortomolecular Liliane Oppermann. Reverter o quadro depende basicamente de uma coisa: reeducação alimentar.

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SAÚDE DO BEBÊ: SAIBA COMO ALIMENTAR CORRETAMENTE O SEU FILHO

A primeira dica é básica e única: Leite Materno. Esse alimento é o mais completo e rico que existe e deve ser mantido a risca nos primeiros meses de vida da criança.
O leite da mãe já possui todos os nutrientes necessários para a criança. Caso a criança recuse o peito, a recomendação é de buscar auxílio médico e nutricional o quanto antes, já que somente o especialista conseguirá indicar uma alternativa semelhante e completa quanto ao leite materno. Após o primeiro semestre já é possível inserir outros alimentos na rotina da criança. Cereais, carnes e legumes já podem ser consumidos moderadamente.

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DESCUBRA COMO CONTROLAR O APETITE NA GESTAÇÃO

A gestante precisa sim acrescentar um maior número de calorias durante as refeições, mas não deve exagerar na alimentação. A dieta ideal deve ser individualizada para cada gestante, levando em conta nível de atividade física,idade,peso,tipo de gestação e presença de patologias..

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ALIMENTAÇÃO ADEQUADA AMENIZA OS SINTOMAS DA GASTRITE E DA AZIA

Para Barrichello, antes de adotar qualquer dieta, o paciente deve conversar com o sue médico e avaliar a real situação do problema. “É importante ressaltar que nem sempre as dietas dispensam medicamentos”, reforça. No entanto, o especialista elaborou uma listinha de alimentos que devem compor o cardápio de quem quer se ver livre de dores e queimações estomacais. Confira!

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