Clique e acesse a edição digital

DICAS DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para a fonoaudióloga Dra. Ana Paula Bautzer, da Clínica de Especialidades Integrada, o processo de aprendizado para os bebês é uma tarefa que se inicia logo após o parto. “Assim que nasce a criança começa um processo educativo. Os sentidos devem ser explorados com o auxílio dos pais para que os primeiros anos de vida, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social dos bebês, sejam bem aproveitados pelo intelecto das crianças”, afirma a fonoaudióloga.
O melhor método para ensinar é brincar. O canto aumenta o vocabulário das crianças, a dança estimula os movimentos, o uso das cores é fundamental para um processo de distinção de nuances e objetos, as brincadeiras podem ser cruciais para dar também noções de equilíbrio aos baixinhos.
“A importância de brincar com os filhos é indiscutível, dessa maneira estreitamos ainda mais as relações afetivas e auxiliamos no desenvolvimento educacional das crianças”, explica Ana Paula.
As crianças entre dois e três anos estão no auge da relação com a sociedade que as rodeiam, geralmente repetem tudo o que falam os adultos, imitam comportamentos e começam a trabalhar com o próprio raciocínio, expressando desejos e vontades individuais.
Os brinquedos têm papel decisivo no início do processo de amadurecimento dos baixinhos e são responsáveis por estimular o lúdico, a auto-estima e o bem estar.
Para facilitar a comunicação entre os pequenos e adultos algumas brincadeiras e brinquedos podem ser estimulantes, por isso a fonoaudióloga Ana Paula oferece dicas de atividades para as crianças, veja:
Crianças de dois a três anos já demonstram interesse por notebooks, tablets e outros artefatos tecnológicos. As câmeras fotográficas são sucesso entre os baixinhos. Mas especialistas garantem que é preciso oferecer limites e promover o convívio social e com o meio ambiente para tornar cidadãos mais conscientes e saudáveis. “O contato com a natureza nos dias hoje é essencial para instaurar nas crianças o respeito aos animais e as matas. Acampar é uma ótima oportunidade de evitar o contato freqüente com vídeo games e computadores”, acredita a doutora.
Os blocos de madeira são excelentes para desenvolver reflexos e equilíbrio nas crianças. Os pais e educadores devem incentivar o empilhamento dos blocos, caixas, e investir em brinquedos desmontáveis para criar novas experiências aos pequenos.
As bonecas, os quebra-cabeças, carrinhos, tico- tico e outros brinquedos clássicos não devem ser erradicados do dia-a-dia das crianças.
Os livros bem ilustrados e com histórias divertidas agregam novas palavras aos baixinhos e também são fundamentais para ensinar sobre diferentes culturas, oferecer noções de convívio com as diferenças e outras noções de moral.
“É importante salientar que os pais devem ensinar as crianças a organizar e cuidar dos brinquedos. O senso de responsabilidade começa a ser inserido no cotidiano infantil a partir dessas ações”, afirma Ana Paula.

Fonte- Fonoaudióloga Ana Paula D. Bautzer, da Clínica de Especialidades Integrada.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!