Clique e acesse a edição digital

NUTRIENTES PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um estudo feito pela universidade de Harvard, nos Estado Unidos, comprovou que 20% das mulheres demoram pelo menos 2 anos para engravidarem e um dos fatores que contribui para esse crescimento é a obstrução das trompas de Falópio. O segundo maior são os problemas de ovário.
Mas não são só as mulheres que sofrem com isso. Alguns homens também possuem complicações que impedem que elas engravidem. Um exemplo é a infertilidade causada por uso excessivo de cigarro, drogas e bebidas alcoólicas. Homens que costumam utilizar anabolizantes para as práticas esportivas, também possuem grandes chances de não conseguirem ter filhos.
Para evitar que as dificuldades aumentem, a nutróloga Liliane Oppermann dá dicas de vitaminas que são ótimas para intensificar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher.
“Vitaminas e minerais presentes em alimentos antioxidantes ajudam bastante na formação dos hormonios sexuais: nozes, trigo, avelã, abacate, gérmen de trigo, brócolis”, indica Liliane
Aveia: Ajuda no sistema nervoso,fornece energia e possui efeitos afrodisíacos;
Chá verde: Aumenta a fertilidade do homem e da mulher porque ajuda no combate ao stress oxidativo devido aos bioflavonoides,importantes para manutenção de óvulos e espermatozoides saudáveis.
Ostras e frutos do mar: Riquissimos em zinco para boa formação de hormônios sexuais
Levedo de Cerveja: Contém quase todas as vitaminas do complexo B,com exceção da B12 que só tem no reino animal .O complexo B é importante para fertilidade e formação do feto.

Substâncias que também demonstram bastante efeito para essa finalidade são as vitaminas A, C D e E, o selênio, zinco, coenzima Q 10 e o picnogenol.
A nutróloga diz que é importante não esquecer dos alimentos ricos em cálcio como: o leite, queijos, lentilhas e vegetais e os que contêm ferro: carnes vermelhas e de aves, ovos, frutas secas e grãos integrais, pois nossos órgãos necessitam dessas vitaminas para continuarem saudáveis.
Manter uma alimentação balanceada, juntamente a exercícios físicos ajudam a regular todos os sistemas do corpo.
A suplementação com ácido fólico é importante para quem está pensando em engravidar, pois a pessoa ao se descobrir gestante, que é quando no geral começam a utilizar esta vitamina, já está com 4 ou mais semanas e o ácido fólico é importante desde o principio não só com relação a fertilidade mas para prevenção de malformações do feto relacionadas ao fechamento incompleto do tubo neural.
Evite o consumo abusivo de comidas gordurosas como: sanduíches, doces, batata frita, bebidas a base de cafeína e frituras num geral.
Pessoas em planejamento de uma gestação devem procurar manter o stress bem longe, pois ele é responsável por desvio de eixos hormonais e metabólicos prejudicando a fertilidade. Um hormônio que se altera inicialmente com o stress é o cortisol e dele desencadeia uma cascata de alterações hormonais envolvendo hormônios sexuais.
Pessoas que se alimentam mal têm alterações de cortisol. Hábitos alimentares ruins como não tomar café da manhã, fazer poucas refeições e esquecer-se de hidratar o corpo contribuem para esse desequilíbrio. Devemos pensar sim na qualidade do que comemos mas também neste fracionamento alimentar.

Fonte-Nutróloga Liliane Oppermann

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!