Beta HCG positivo? Parabéns! Com o bebezinho crescendo na barriga é o momento de começar o Pré-Natal o quanto antes para cuidar da sua saúde e de seu pequeno e chegar ao dia do parto com tudo em ordem. Por isso, o Dr. Hélio Magarinos, especialista em patologias e Diretor Médico do Laboratório Richet, explica cada um dos exames indispensáveis para fazer durante a gestação e alerta: “Todos têm sua finalidade e buscam não só prevenir complicações, mas também identificar patologias logo no início, quando ainda a tempo de cuidar da saúde da mãe e do bebê”.

Dentre os exames simples, o primeiro passo é fazer o Hemograma, que pode indicar se a grávida tem anemia e a Tipagem Sangüínea, para identificar qual o tipo de sangue dela. A Prova de Combs, é outra análise simples, aplicada em grávidas que sejam RH negativo para detectar se ela produz anticorpos que podem ser prejudiciais para o organismo do bebê. Em seguida, é a vez do exame de Glicemia, para verificar se existe alguma tendência a diabete ou hipoglicemia.

É imprescindível também fazer o teste de HIV, que se identificado na fase inicial da gravidez, reduz bastante as chances de o bebê ser infectado com o vírus. Nesse caso, seria preciso garantir também a feitura da cesárea. Outro exame importante é o de Hepatite B, uma doença séria que afeta o fígado. Se a mãe tiver histórico da doença, faz-se o exame Antígeno para Hepatite B para identificar se ainda há o componente no sangue. Caso haja, assim que a criança nascer ela recebe imunoglobulina para que não desenvolva a doença.

Há ainda exames como o da Reação para Toxoplasmose que, de tão importante, é preciso ser feito mais de uma vez durante a gravidez. Essa doença pode causar problemas sérios ao bebê, como a cegueira e a surdez. Ao limpar bem os alimentos e manter hábitos higiênicos constantemente, pode-se evitar o contágio. Ela se origina das fezes e urinas dos animais e, por isso, a exposição é frequente. Ao identificá-la precocemente, os médicos conseguem extingui-la. Mas é importante manter a rotina dos exames sempre.

Outro cuidado está ligado às infecções urinárias, muito comuns nas mulheres, e que podem causar a ruptura da bolsa e adiantar o trabalho de parto. Para tentar evitar que isso aconteça, é preciso fazer exames de Cultura de Urina durante a gravidez. Assim como o exame para Toxoplasmose, ele será pedido mais de uma vez. Agora que você sabe um pouco sobre os cuidados fundamentais durante a gravidez é hora de marcar sua primeira de muitas consultas com seu ginecologista.

  • Print
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Live
  • PDF
  • Twitter