Clique e acesse a edição digital

HIPOTIREOIDISMO NA GRAVIDEZ

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A freqüência de hipotireoidismo na gestação varia de 0,3 a 25%, podendo trazer diversas complicações para mãe e para o feto. Ente elas podemos observar: Hipertensão gestacional, placenta prévia, anemia, hemorragia pós parto, prematuridade, baixo peso ao nascimento, sofrimento fetal, entre outros.
“Até mesmo o desenvolvimento intelectual cognitivo pode estar alterado em filhos de mãe com hipotireoidismo. Estudos relatam que filhos de mães hipotireoidianas não tratadas durante a gravidez podem apresentar deficiências no desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC). Até 20% das crianças filhos de mãe com hipotireoidismo descompensado durante a gestação podem apresentar redução do nível de QI para abaixo do QI 85”, afirma Carolina Mantelli Borges, Médica Pós- Graduada em Endocrinologia e Metabologia da Clinica de Especialidades Integrada.
Então, fica claro a necessidade do rastreamento rotineiro das gestantes, ainda no primeiro trimestre, devendo ser instituído o tratamento com reposição hormonal naquelas com qualquer grau de disfunção tireoideana, acompanhando com dosagens de T4 livre e TSH de 6 em 6 semanas para ajuste preciso da reposição. Até mesmo aquelas com hipotireoidismo subclínico devem ser tratadas durante a gestação. Nas pacientes com hipotireoidismo prévio à gravidez a dose de L-tiroxina usualmente usada antes da gravidez, na maioria das vezes, precisa ser aumentada em 25 a 50% durante toda a gestação. Com esses cuidados tomados a gestação toma o curso normal fisiológico, com segurança tanto para o feto quanto para a mãe.
É aconselhável que mulheres que possuem hipotireoidismo estabilizem a doença antes da gestação para a prevenção de maiores complicações. Devido a isto, tornam-se importante realçar o diagnóstico e o tratamento de gestantes hipotireoidianas, eliminando, desta forma, os riscos de prováveis complicações tanto para a gestante quando para o feto.

Fonte- Carolina Mantelli Borges, Médica Pós- Graduada em Endocrinologia e Metabologia da Clinica de Especialidades Integrada.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Sexo na gravidez para os homens

Estamos “grávidos”. Isso afeta minha vida sexual? Alguns homens consideram o sexo durante a gravidez extremamente excitante; outros, no entanto, nem querem ouvir falar do

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!