Os bronzeadores com filtro atualmente podem ser também encontrados em gel, gel creme, spray líquido, úteis espeialmente para pessoas que não gostam da sensação “oleosa” que os filtros de antigamente davam. Os homens, principalmente reclamam de produtos pesados. Pessoas com tendência à pele oleosa, cravos e espinhas também se adaptam melhor aos produtos leves, livres de óleo. Os esportistas principalmente precisam de filtros que não escorram e sejam à prova d’água, sendo perfeitos para eles, os produtos em gel ou spray à prova d’água .

Os autobronzeadores, substâncias que “oxidam” a primeira camada da pele, dando um tom bronzeado, estão liberadas e até estimuladas pelos dermatologistas, podendo ser incorporadas mesmo nos filtros solares ou usadas separadamente, no corpo e no rosto, tirando a ansiedade das mais apressadas em mostrar-se bronzeadas. Muitos produtos prontos, da linha comercial, já tem essa tecnologia e há vários produtos lançados recentemente no mercado. Pode-se usar à vontade, lembrando que nas peles douradas, amareladas, ficam melhor do que nas rosadas. 

Os hidratantes devem ser finos e potentes, sem engordurar desnecessariamente a pele. Podem conter filtro 15, inibidores de manchas (como o ARBUTIN), vitamina C, estimuladores da produção de colágeno, antienvelhecimento, tensores, (que “seguram” a pele, com efeito ‘Cinderela’ etc) Devem ser aplicados diariamente após limpar bem a pele com sabonete ou creme de limpeza, ou tônico, adstringente.

  Não é necessário ficar sem ácidos, no verão. Para isso continuam em alta os ácidos glicólicos e ácidos de frutas, para manter o brilho, os poros fechados, controlar as manchas do verão. Devem ser usados pelo menos 2 ou 3 noites por semana.          

O ácido retinóico deve ser temporariamente interrompido e deixado para ser usado em épocas em que não se esteja tomando tanto sol A pele que descama está naturalmente mais vulnerável à radiação, ficando assim exposta ao perigo de mais manchas.

Hidratantes potentes para o corpo são essenciais no verão, já que a pele resseca com o sol e o cloro das piscinas. Além disso, com os vestidinhos leves e decotados, fica muito bonito o colo, braços e pernas um tanto “brilhante”. Procure os produtos que contenham uréia (retentor de água) e silicone (proteção e brilho). Eles ajudam inclusive a prevenir aquelas manchas brancas indefinidas nos braços de quem está muito bronzeada (junto com uso adequado de filtro solar, é claro).

Para escolher bem seu filtro:   

Quanto mais clara for a cor da pele, mais cuidado com o sol ela requer e assim maior o fator de proteção necessário. O fator de proteção indicado nos rótulos indica quantas vezes o produto aumenta o tempo em que a pessoa pode ficar exposta sem sofrer queimadura solar. Assim, se uma determinada pessoa levasse 20 minutos para ficar vermelha ao sol, sem nenhuma proteção, ao usar filtro solar com FPS 15, este tempo se multiplicaria por 15 e ela levaria então 300 minutos (5 horas), para ficar vermelha!  Isto representa uma grande vantagem e liberdade, especialmente para os que tem pele muito sensível.

Nós dermatologistas, costumamos recomendar que se use filtro pelo menos FPS 15, especialmente nas áreas mais delicadas, como rosto, tronco, mãos.

Existem os de FPS mais alto, como 30, 45 ou 60 para quando se deseja maior proteção, levando-se em conta a sensibilidade da pele para vermelhidão ou tendência à manchas escuras ou para o tempo mais prolongado de exposição.

Os filtros mais baixos, com fatores 6 ou 8, devem ser reservados para áreas mais resistentes (pernas) ou pessoas morenas.

 As crianças devem ser protegidas com filtros a partir dos 6 meses de idade. Existem produtos especiais para elas, à base de filtros físicos que refletem os raios solares.

 

 

DICAS E TRUQUES PARA APROVEITAR BEM O VERÃO

  • Usar filtro solar (lembre-se, isto é igual a bronzeador), de preferência fator igual ou maior do que 15. Ele lhe deixa muito mais livre para aproveitar o sol, todos os seus benefícios, sem os danos que podem surgir.
  • Aplique antes de chegar à praia ou piscina, antes de sair de casa, antes de colocar o biquíni ou maiô, para não esquecer nenhum cantinho da pele.
  • Leve com você seu bronzeador com filtro, para retocá-lo após nadar ou fazer muito exercício.
  • Não esqueça que os FPS, que vem escrito nas embalagens, refere-se principalmente à proteção contra os raios UVB, que causam as queimaduras. Os raios do bronzeado (UVA) continuam chegando à sua pele.
  • O rosto deve estar sempre com uma proteção mecânica: chapéu, viseira, ou boné, pois tende a manchar, ficar com sardas e a envelhecer precocemente. Fique tranqüila que mesmo assim o rosto fica bronzeado!         
  • Fuja de “produtos naturais”, “caseiros”, à base de ervas, homeopáticos, “fórmulas secretas”, emagrecedores milagrosos.
  • Evitar cremes gordurosos que favoreçam a transpiração e aparecimento de cravos e espinhas.
  • Não deixe de limpar bem a pele á noite, que retire todos os resíduos de secreções, filtros, maquilagem.
  • Usar pó facial para fixar a maquilagem, nesta época que o calor é forte e se transpira muito, não prejudica e dá aspecto impecável, tranqüilo e asseado ao rosto.
  • Se há tendência para herpes nos lábios, não esqueça dos filtros solares, existem inclusive em forma de batom.
  • É época de se caprichar nos hidratantes para o corpo, para não permitir que a pele resseque, deixá-la macia e brilhante. No colo e nas pernas principalmente, os hidratantes valorizam os decotes e vestidos leves, pois conferem “brilho” ressaltando essas áreas.  Prefira os que contêm uréia, alantoina, pantenol; óleos de germe de trigo, silicone, mas lembre-se, o que evita que a pele descasque é o uso de filtro solar adequado, e… antes do sol!!
  • Se você está desbotando irregularmente, ou a sua cor não dura nada, ou a pele está descamando, isso é sinal que a sua proteção solar foi insuficiente.
  • Alimentos ricos em caroteno como cenoura, abóbora e mamão ajudam a manter um tom dourado à pele, graças ao pigmento caroteno que se deposita na pele e age como filtro-bronzeador, refletindo os raios.
  • Evite carboidratos no jantar da noite anterior para parecer mais magra na manhã de praia.

 

Assim, é possível aproveitar o verão no que esta estação tem de mais precioso: o poder de renovar o entusiasmo pela vida, o prazer dos dias mornos e dourados nos revitalizando, nos aproximando da natureza e das outras pessoas, nos fazendo sair mais de nossas casas e afugentando os pensamentos sombrios. O verão que os deuses planejaram pra nós, cheio de vida e saúde !

 

Ligia Kogos

  • Dermatologista
  • Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia,
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
  • Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
  • Diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia de São Paulo
  • Print
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Live
  • PDF
  • Twitter