Clique e acesse a edição digital

Quando manter relações sexual a fim de engravidar?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ideal é ter relações sexuais o mais próximo possível do momento da ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário. Os espermatozóides conseguem sobreviver dentro do corpo da mulher por até sete dias, mas o óvulo só dura entre 12 e 24 horas. É difícil saber o momento exato da ovulação, por isso, para aumentar as chances de a concepção acontecer, o melhor é fazer sexo um ou dois dias antes da ovulação. Assim, cresce a probabilidade de que haja espermatozóides saudáveis no seu corpo na hora em que o óvulo for liberado.

Embora esse seja o ideal, não vale a pena restringir o sexo para apenas um ou dois dias antes da data prevista para a ovulação. Um estudo que acompanhou 221 mulheres que estavam tentando engravidar mostrou que as 192 mulheres que ficaram grávidas tinham mantido relações sexuais em algum momento dos seis dias que antecederam a ovulação. O ciclo foi acompanhado através da medição de hormônios com exames de urina. A grande maioria das concepções realmente ocorreu com relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação, mas em 6 por cento dos casos a relação sexual havia acontecido três dias ou mais antes da ovulação.

O momento exato da ovulação não é muito previsível. Ele pode variar de mês a mês, e depende da duração normal do seu ciclo menstrual e de outros fatores, mesmo que você seja bem regular. Pesquisas recentes mostram que essa variação é ainda maior do que se imaginava. Mudanças na rotina, viagens, estresse, qualquer coisa já basta para mexer na sua secreção vaginal e no ciclo menstrual.

Por isso, especialistas em fertilidade recomendam que o casal faça sexo a cada dois ou três dias durante o ciclo inteiro, em vez de concentrar os esforços na época em que a ovulação deveria acontecer.

Como posso saber que estou ovulando?

Há mulheres que percebem claramente que estão ovulando, e sabem até se aquele mês é o ovário esquerdo ou o direito que está liberando o óvulo. Outras não sentem absolutamente nada. Se você está tentando engravidar, tente ficar atenta aos sinais de que a ovulação se aproxima. Eles podem começar a aparecer cerca de três semanas antes da data prevista para sua próxima menstruação, e são os seguintes:

• Aumento da secreção vaginal, que assume uma textura parecida com a de clara de ovo, mais transparente e viscosa, à medida que a ovulação se aproxima

• Aumento do desejo sexual

• Pontadas ou desconforto de um dos lados do baixo ventre, que podem piorar quando você se senta

Para descobrir a data aproximada de quando os sintomas podem começar a aparecer, use nossa calculadora da ovulação.

Existem também nas farmácias testes parecidos com os de gravidez, feitos com a urina, que detectam a elevação do hormônio da oulação (LH). Também há técnicas de monitoramento da temperatura do corpo, antes de levantar da cama, de manhã — a chamada temperatura basal –, para perceber o leve aumento que indica que a ovulação está ocorrendo. O problema dessas técnicas é que elas deixam o casal muito ansioso, o que pode ser negativo para as tentativas.

Tenho ciclos menstruais muito irregulares. Vou ter dificuldade para engravidar?

Quanto mais irregulares forem seus ciclos menstruais, mais difícil será prever a ovulação. Se, no entanto, você seguir o conselho dos especialistas e mantiver relações sexuais duas ou três vezes por semana, vai acabar acertando a data de uma maneira ou de outra. Há mulheres, porém, que, além de ter ciclos irregulares, não ovulam com a frequência que deveriam, ou seja, em certos ciclos elas simplesmente não ovulam. Se você achar que esse é o seu caso, converse com o ginecologista.

O que mais posso tentar para engravidar logo?

Para grande parte dos especialistas, manter uma vida sexual ativa, com relações de duas a três vezes por semana, é o meio mais eficaz de aumentar as chances de engravidar. Vale a pena usar esse método por alguns meses antes de pensar em maneiras mais complexas de detectar a ovulação.
A orientação de Morag Martindale é que você converse com o médico “se não engravidar depois de, digamos, seis meses de tentativas intensivas (especialmente se você tiver mais de 35 anos de idade). Pode ser que o médico sugira que você acompanhe seu ciclo mais de perto por alguns meses para identificar quando e se você está ovulando. O ginecologista também dará orientações sobre sua saúde em geral e sobre o que fazer para elevar a chance de engravidar”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Consenso leite de vaca

Há tempos existe uma discussão em torno do leite de vaca e seus derivados. Há quem incentive seu consumo, frente aos nutrientes presentes neste alimento.

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!