Clique e acesse a edição digital

Celulite

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

São alterações características femininas, já que estão intimamente ligadas à produção do hormônio feminino chamado estrógeno, que se por um lado é responsável pelo corpo curvilíneo e atraente das mulheres, pela distribuição característica da gordura que torna as mulheres chamarizes para o sexo oposto, também é o culpado pela retenção de líquido e verdadeiras traves que aprisionam a gordura em torno dos quadris e coxas, configurando a temível celulite.

 É claro que os padrões estéticos atuais, que querem mulheres de músculos definidos, com quadris mais retificados, com pouca porcentagem de gordura no corpo, contribui para deixar mulheres de todas as idades “obcecadas”em relação à aparência desta região crítica.

 É interessante ressaltar, que quanto mais feminino for o corpo, mais curvilíneo, cintura fina, quadris cheios, coxas generosas, enfim, o tipo de mulher que desde os primórdios da civilização até hoje, faz os homens se virarem na rua para olhá-la, é o biótipo mais propenso aos dissabores da celulite.

 Assim, grande parte das norte-americanas e nórdicas como suecas e dinamarquesas, por exemplo, estão livres da celulite devido aos seus quadris estreitos, suas pernas esguias e longas.

 Já as italianas do sul, as árabes, as espanholas e, sobretudo, brasileiras pagam o preço pelo mundialmente famoso “corpo de violão” e nádegas exuberantes. Nada na vida é de graça.

 Classificamos os diversos graus de celulite da seguinte forma:

grau I –  alterações perceptíveis quase que só se palpando a região, muito leves.

grau II – alterações leves  de relevo cutâneo que aparecem com a compressão da pele ou contração muscular.

grau III – Alteração de relevo, aspecto acolchoado ou de “casca de laranja”, nódulos palpáveis e retraídos.

grau IV – Características anteriores e mais a presença de grandes ondulações com nódulos palpáveis, visíveis, dolorosos, aderidos à profundidade e retraídos.

  TRATAMENTOS

 1)CREMES

 Os cremes podem realmente ajudar se contiverem ativos que ajam nas 3 frentes de combate à celulite: reduzir a gordura, drenar  líquidos acumulados, dissolver através de tecido fibroso que aprisiona a gordura e os líquidos, repuxando a pele. Assim tanto agem bloqueando a tendência natural do organismo depositar gordura na região de coxas e quadris, aumentando a queima de gordura através do aumento do metabolismo, agindo contra a formação de traves e retenção de líquido, aumentam a queima das gorduras, tonificam a circulação local, favorecendo o metabolismo local, a maior oxigenação e eliminação de metabólitos.

 São elas: Oxandrolona, Thiomucase, Hialuronidase, Cafeína, Amarashape, Remoduline, Iodeto de Potássio, Triac, Triodotironina etc.

 Estes ativos combinados podem propiciar resultados após 90 dias de uso, especialmente se combinados à alimentação saudável e exercícios físicos.

 Os cremes são receitados para a própria paciente aplicar diariamente com massagem circular de 2 minutos, contendo substancias combinadas.

   2)INTRADERMOTERAPIA (MESOTERAPIA)

 São injetadas no tecido gorduroso coquetéis de substancias semelhantes às que contêm os cremes para celulite, as que não causam efeitos indesejáveis (exceto o hormônio masculino oxandrolona que não é usado injetado, sob risco de efeitos colaterais) com a finalidade de queimar gorduras, drenar os líquidos retidos, diminuir as traves de tecido conjuntivo e dissolver os nódulos.  Para cada caso podem-se fazer coquetéis específicos. Fazem-se sessões de 1 a 2 vezes por semana por pelo menos 8 semanas. São usados alcaxantina, desoicolato de sódio, aminofilina, gynkobiloba, pentoxifilina etc.

 3) ACCENT

 É um equipamento sofisticado que emite radiofreqüência, aquecendo intensamente os tecidos subcutâneos, sem queimar a pele.

 O calor “cozinha” a celulite, quebra a gordura e promove grande produção de colágeno, dissolvendo os nódulos, uniformizando, homogeneizando as camadas de tecido, deixando coxas e bumbum bem mais lisinhos e firmes. Os resultados já aparecem com 5 sessões, espaçadas a cada 8 dias aproximadamente. Outra vantagem é que ninguém percebe que alguém está se submetendo ao tratamento, já que a pele não fica marcada e não há necessidade de se interromper nenhuma atividade, podendo ser feito mesmo no verão, sem desconforto.

 4) SUBCISION

 Método criado no Brasil, muito eficiente para romper as traves de tecido conjuntivo que aprisiona os nódulos de tecido gorduroso, com muito bom resultado desde que a paciente esteja preparada para suportar os hematomas enormes que se formam, as áreas noduladas que persistem até alguns meses pós-procedimento e manchas que também podem demorar 90 dias para desaparecer. Uma agulha grossa que se parece a um bisturi pequeno é introduzida embaixo dos “furinhos” de celulite, e o tecido subjacente é seccionado, girando-se essa agulha em 360o. É um ótimo método para quando há poucos “furinhos” (depressões), pois aí é fácil suportar os poucos hematomas e o resultado é visível e objetivo. Geralmente são necessárias pelo menos 2 sessões.

  MEDIDAS GERAIS

 – Adotar dieta com menor teor de carboidrato, evitando carboidratos após as 18 horas, rica em fibras naturais presentes em frutas, verduras, casca e bagaço de frutas. Cuidado com as barrinhas de cereais que são ricas em carboidratos.

– Refrigerantes, mesmo diet, contêm sais que podem reter líquidos, não exagere. Prefira água, limonada com adoçante, ou sucos diet bem diluídos (1 dedo de suco na diluição normal e o resto do copo de água).

 – Musculação é excelente exercício que pode acabar com a celulite inicial em pouco tempo. Vença a preguiça!

 – Massagens vigorosas, feitas por massagista, daquelas que às vezes deixam até algumas manchas roxas temporárias, também são úteis, mobilizando o tecido gorduroso, e aumentando a irrigação sanguínea local.

 – Risque o fumo de sua vida! É veneno puro para celulite. A circulação sanguínea da pele, gordura e músculos, a eliminação de metabólitos, fica extremamente prejudicada. O aspecto de flacidez geral é inexorável.

 – Álcool é carboidrato a mais e é retenção de líquido certa, diminua ao mínimo possível.

  O inverno, apesar de perigoso para a celulite, graças às comidas mais calóricas e menos oportunidade para atividade física, pode ser a estação ideal para cuidar-se, preparando-se para estar mais bonita na primavera.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!