Clique e acesse a edição digital

Higiene do Bebê

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Curativos do Coto Umbical

 Nos primeiros dias de vida o cordão umbilical do recém-nascido é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia).

 A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado.

Faça curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril.

 É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca. A base do cordão pode ser limpa com hastes flexíveis embebidas com álcool. Na troca de fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rapidamente.

 Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o neném.

 No caso do cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente em seu entorno, comunique-se imediatamente com o seu pediatra.

 Troca de Fraldas: Limpeza e Prevenção de Assaduras

 Não economize com fraldas procure trocá-las o mais freqüentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas).

 Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos anti-sépticos, água morna e sabonete infantil – Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos – Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras.

 As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.

 Nos meninos limpe o pênis sem forçar o prepúcio para trás. Higienize a área do escroto e abaixo do pênis.

 O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra.

Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda.

 Banho

 Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água). Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê. Lave-a, tomando o cuidado para não entrar água nos ouvidos.

 Coloque a roupinha e limpe as narinas e o ouvido com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no condutor auditivo.

 Olhos

 Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico.

 Crostas

 Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas. Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada.

 Agasalhos e Contatos

 Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente. Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios. Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gripe H1N1 na gravidez

Estou grávida. Preciso me preocupar com a gripe suína? Sim. A gripe suína, causada pelo vírus influenza A/H1N1, já demonstrou provocar mais complicações e mortes

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!