Mudar hábitos na idade adulta é bem mais difícil do que na infância ou na adolescência. Não faltam pesquisas para comprovar o quanto pode ser complicado perder velhas manias.

Por isso, quando se trata de mudar a forma de agir para reduzir os impactos no ambiente, é fundamental investir na formação das crianças. O que elas aprenderem hoje vai se transformar em ação amanhã e pode ajudar a mudar os rumos do planeta.

O blog People & Planet, do Grupo Virgin, apontou 10 formas legais para ensinar aos pequenos a importância de cuidar do verde. Confira:

1) Pratique o que você prega
Para que seu filho entenda o quão importante é cuidar do planeta, você precisa mostrar a ele. Uma vez que eles adquiram o hábito de agir pensando no ambiente, isso fará parte de suas ações cotidianas.

2) Use seu trabalho para o voluntariado

Se cada um gastasse poucas horas por semana para ajudar o planeta, ele seria um lugar muito melhor. Fazendo uma limpeza na cidade ou arrumando uma via, você realmente pode fazer diferença.

3) Escolha reciclar
Reciclar é uma bela forma de evitar o excesso de produção e também um bom jeito de reusar objetos. Se você usar o jornal como papel embrulho ou reutilizar a garrafa de água em vez de comprar outra, vai reduzir o impacto e ainda economizar.

4) Passe adiante


Conhece alguém próximo que tenha filhos com idades próximas a dos seus? Caso positivo, veja se as suas crianças podem reutilizar as roupas deles e mesmo os brinquedos. Se não conhece alguém pessoalmente, busque brechós e feiras de produtos antigos. Novamente, você vai economizar um monte de dinheiro, assimo como os recursos necessários para fabricar esses itens.

5) Ensine os perigos do lixo
O lixo não apenas prejudica o ambiente, mas também pode gerar problemas com a lei. Tire um tempo para explicar para os seus filhos os problemas dos resíduos. Mostre como eles podem poluir a água ou o solo. Ao mesmo tempo, ensine a eles como jogar fora o lixo e como é importante reciclar.

6) Reduza o uso de eletricidade
É seguro dizer que as crianças gastam muito tempo usando eletrônicos. Se não estão jogando videogame, elas estão assistindo TV. Ensine aos seus filhos a importância de atividades ao ar livre e também explique por quê eles não devem deixar as luzes ou os eletrônicos ligados quando não estão sendo utilizados. Sua conta de luz não apenas ficará mais barata, como também vai diminuir a demanda por eletricidade de sua cidade.

7) Ajude no reflorestamento


É triste dizer, mas as florestas estão, aos poucos, diminuindo no mundo todo. Com menos árvores, há menos oxigênio e mais poluição. Ensine aos seus filhos a importância do verde e plante uma árvore com eles.

8 ) Cuide da água

Estimule que seus filhos tomem banhos rápidos, evite deixar água correndo quando não estiver sendo usada e faça com que eles só coloquem para lavar a roupa que realmente precisa ser lavada.

9) Compre marcas que reciclam
Existem muitas empresas que estimulam e praticam a reciclagem. Apoie essas marcas e estimule seus filhos a fazerem o mesmo.

10) Eduque
É muito importante que você eduque seus filhos, dando a eles informação suficiente por meio de livros, filmes e internet. Quanto mais recursos de qualidade eles tiverem, mais a sério levarão o assunto.

  • Print
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Live
  • PDF
  • Twitter