Os pais têm papel fundamental nesta superação

A infância é cheia de pequenos detalhes que viram páginas de recordações e textos inspiradores. E o que é mais bonito em uma sala com crianças é ver a diversidade de sentimentos e experimentações únicas em cada uma delas.

Existem as que são falantes e mais ativas por natureza e também as caladas e mais tímidas. O segundo tipo é encantador, mas a continuidade de uma atitude fechada por muito tempo pode se tornar um obstáculo no seu aprendizado.

A timidez é uma característica que existe em crianças e adultos e lidar com ela de forma saudável o mais cedo possível, só agrega qualidades à vida presente e futura. Segundo a Psicóloga Infantil Vera Lucia Vasques “superar a timidez é um processo complexo, que muitas vezes requer um tratamento individualizado”.

Vera Lucia diz que um meio de estimular a criança a ser mais comunicativa é inseri-la em cursos extracurriculares que permitam o convívio com outras crianças e a realização de atividades que a ajudem a se abrir.

Aulas diferenciadas que sejam do interesse da criança são uma porta para ter a curiosidade despertada e estimular a interação. Estar com crianças com interesses semelhantes permite que a criança se sinta mais à vontade para expor seus sentimentos e ideias de forma mais segura e confiante.

É muito importante que os pais compreendam a importância de incentivar a relação social do filho com amiguinhos da escola, em brincadeiras no parque, em atividades esportivas e artísticas.

A Psicóloga explica que aulas de artes, por exemplo, são importantes, pois trabalham a oratória e a expressão de opiniões de forma espontânea através da imaginação e criatividade.

Vera comenta que já observou a superação da timidez em crianças que tem a oportunidade de conviver com mais pessoas em cursos diferenciados.  “Observei uma criança de cinco anos, tímida, insegura nas respostas e com dificuldades para interagir com o grupo. Aos poucos, com a ajuda de professoras e de seus colegas, ela foi conseguindo superar as barreiras para se expressar melhor e participar mais com a turma”.

Aulas que estimulem a liderança e o desenvolvimento da personalidade são ótimas opções para que a criança aprenda a reconhecer suas próprias capacidades e enxergar seu potencial, isso dentro de sua realidade, e a partir daí consiga superar a timidez e expor o que pensa.

  • Print
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Live
  • PDF
  • Twitter