Archive for the ‘Nutrição’ Category

APOSTE NOS ALIMENTOS AMARELOS E ALARANJADOS

By admin + julho 16th, 2013

Branco, verde, amarelo, laranja, vermelho, roxo e marrom – esse arco-íris de cores nos alimentos, como as frutas, legumes e verduras, revela certas substâncias que são capazes de proteger e prevenir o nosso corpo contra diversas doenças. O médico Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia, afirma que uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. “Antes de tudo ‘comemos com os olhos’ e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, diz.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e seus sintomas mais comuns são: dor, queimação e sensação de peso no abdômen em casos mais graves sangramento digestivo pode ocorrer. “A ingestão de certos alimentos piora os sintomas de quem tem gastrite e, por isso, adotar uma dieta específica ou trocar certos alimentos por outros, ajuda a aliviar os incômodos sintomas, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida”, explica o médico endoscopista do HC-FMUSP Sérgio Barrichello (CRM-111.301), da Clínica Healthme gerenciamento de perda de peso.

Muito se fala das alterações do corpo da mulher durante a gravidez, mas a verdade é que uma das grandes preocupações da maioria das gestantes vem depois dos nove meses, o pós-parto. Esse período também é cheio de transformações, principalmente no corpo da mulher. Ele, apesar de já dar sinais de retorno desde o primeiro momento, leva um tempo para voltar à forma final. O barrigão diminui bastante, mas a flacidez, as estrias e os quilinhos a mais ficam ali, insistem em ficar. Os seios também continuam aumentados e as pernas permanecem inchadas.

Aquela fome descontrolada que algumas mulheres sentem durante a gravidez é de fato uma verdade absoluta, porém não caia na ilusão de imaginar que só por causa disso você pode comer a vontade. A famosa frase: preciso comer por dois está totalmente fora de cogitação. De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann essa expressão deve ficar bem longe do cardápio das mamães. “Realmente o apetite de uma mulher em estado de gestação aumenta. Isso se deve a alteração da produção de uma substância capaz de medir a sensação da fome, a Leptina”, afirma a médica.

Com certeza você já sabe que a alimentação é um dos mais importantes pilares para quem quer se manter saudável. Agora, você sabe como alimentar do seu filho (a) de forma que favoreça o seu desenvolvimento?
Se a resposta for NÃO, não se desespere. A médica nutróloga Liliane Oppermann reuniu algumas dicas práticas que farão com que seu filho cresça com saúde e vitalidade.

OS PERIGOS DA OBESIDADE INFANTIL

By admin + maio 2nd, 2013

Hambúrgueres, cachorro-quente, batata frita, refrigerantes e doces são inevitavelmente os alimentos preferidos de crianças e adolescentes. Uma combinação perigosa que tem elevado os índices de obesidade infantil no Brasil e expondo os pequenos a riscos de gente grande.
Baixa auto-estima, problemas ortopédicos, infecções respiratórias e de pele e até a possibilidade de se desenvolver uma cirrose hepática são alguns dos prejuízos que o excesso de peso pode causar.

Uma alimentação vegetariana pode prejudicar o bebê? Dá pra ter uma gestação saudável? O Bebê vai se desenvolver normalmente? Parar para pensar nessas questões podem deixar as mamães vegetarianas com algumas dúvidas, como por exemplo, se é possível levar a diante uma gravidez vegetariana ou não.

NUTRIENTES PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

By admin + maio 2nd, 2013

Mesmo nos tempos modernos de hoje, em que a mulher só quer saber de sua independência financeira. Muitas delas desejam ser mães e construir uma família feliz, o problema é que se dedicam tanto a carreira que esquecem, em alguns momentos, da saúde e quando chega a hora de ter um filho, descobrem certas dificuldades.

Qual foi a gestante que nunca acordou no meio da noite com uma terrível câimbra na perna e teve que acordar o marido para pedir uma massagem com o objetivo de aliviar a dor? Elas surgem após o segundo trimestre da gravidez e causam um grande desconforto nos pés e pernas das gestantes. As câimbras são uma contração súbita, de curta duração, dolorosa e involuntária de um músculo ou grupamento muscular. Mas, o que muitas mulheres não sabem é que manter alimentação rica em potássio pode prevenir e evitar que elas apareçam.

Inchaço nos pés, azia, enjoos e câimbras são sintomas frequentes na gestação.
Afinal, o corpo está em constante mudança, provocando diversas reações. Esses desconfortos são causados pelo aumento da produção de vários hormônios, e depende também da sensibilidade de cada mulher. As náuseas e vômitos, por exemplo, costumam aparecer na fase inicial da gravidez e pode durar até a 12° semana de gestação.