Archive for the ‘Fases da gestação’ Category

RECEIO DE AMAMENTAR

By admin + julho 16th, 2013

A cada dez gestantes que atendo em meu consultório, posso dizer que dez delas têm ao menos alguma dúvida em relação ao aleitamento materno.
O que observo com muita frequência é que a grande maioria apresenta medo ou receio de amamentar e isso que pode estar ligado a diversas causas.
E cada vez mais percebo que as informações referentes aos cuidados com o bebê podem ser fundamentais no período da amamentação. Contudo, vale ressaltar que há muito mais informações do que imaginamos; porém, muitas são tão divergentes que acabam por confundir algumas mães. É importante que elas busquem ajuda profissional confiável para que se sintam seguras e possam exercer essa tarefa com serenidade.

Embora seja um momento muito especial, a gravidez tem seus desconfortos. As queixas são muitas, mas a retenção de líquidos, que causa inchaço e sensação de peso nas pernas; as dores nas costas, em especial na região lombar; e as interrupções no sono pela dificuldade em encontrar uma boa posição para dormir devido ao tamanho da barriga, são as mais comuns. E embora todas sejam aspectos considerados normais e fisiológicos, eles interferem no bem- estar da gestante. Para aliviar todos esses desconfortos uma massagem pode ser ideal.

Como se não bastassem as náuseas, o enjoo matinal, a sonolência, seios inchados e doloridos, cólica, câimbras, sangramento irregular, além da mudança constante de humor, algumas mamães também sofrem com a desatenção durante a gravidez. Algumas gestantes podem esquecer com facilidade, por exemplo, que elas têm que ficar em jejum para fazer um exame no pré-natal e acabar comendo, comprometendo o exame.

Qual é a mamãe que já não sofreu de azia durante o terceiro trimestre de gravidez? São poucas que conseguem se livrar desse incômodo, mas a maioria das gestantes tende a sentir azia devido ao aumento do nível hormonal da progesterona que leva ao relaxamento do corpo, incluindo o esfíncter esofágico inferior (válvula entre o estômago e o esôfago) que costuma estar bem fechado. Quando relaxa, porém, deixa o conteúdo do estômago voltar para o esôfago, provocando uma irritação no mesmo.

A queda de cabelo na gravidez não é muito comum, o mais normal é que os fios comecem a cair depois que a mulher dá à luz. Durante a gestação, inclusive, o mais frequente é que o cabelo ganhe uma aparência mais saudável e fique mais forte. Porém, as mudanças hormonais fazem com que as mulheres tenham diferentes sintomas e um deles pode ser a queda de cabelo na gravidez.

As lendas a cerca da alimentação durante a gravidez agora serão desmistificadas de vez. Chega daquele papo de tia que diz que as gestantes devem comer por dois, que os maridos devem realizar os desejos gastronômicos da mulher para evitar frustrações nos bebês, que a produção de leite vai aumentar com a ingestão excessiva de canjas de galinha.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS NA GESTAÇÃO

By admin + maio 2nd, 2013

Ser mãe é sem dúvida um momento muito especial na vida de qualquer mulher. Durante a gravidez muitas mudanças ocorrem no corpo: aumento da circunferência abdominal, o surgimento de estrias, varizes, alterações de unhas, cabelo, pele, entre outras modificações. As novas curvas e as temidas estrias deixam qualquer mulher inquieta, fazendo com que as mais ansiosas façam tratamentos estéticos na gravidez. No entanto, nem todos os procedimentos podem ser feitos nesse período, pois podem afetar a saúde do bebê, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
Para não corrermos riscos, conheça quais tratamentos estéticos estão liberados durante a gravidez:

A gravidez costuma deixar qualquer mulher mais bonita. Apesar disso, os cuidados com a beleza não devem cessar. No entanto, antes de lançar mão de um arsenal pró-vaidade é preciso ficar atenta aos componentes químicos de cada produto devido à função dos hormônios que entram em cena e causam reações que variam para cada grávida. Algumas mulheres ficam com a pele sensível, seca e sujeita a alergias. Para outras, oleosa e propensa à acne. “Nessa fase, a mulher precisa rever os cosméticos que utiliza e substitui-los por versões mais suaves ou específicas para gestantes” afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504).

A pele da gestante é mais suscetível a algumas alterações. As mudanças hormonais, vasculares e imunológicas que surgem na mulher durante a gravidez, acabam provocando algumas mudanças muito visíveis em sua pele. Não são todas as mulheres que apresentam alterações na pele, mas a maioria, num determinado momento, pode apresentar irritação, eczemas, alergias, pele ressecada e manchas em alguma parte do corpo, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas

As gestações múltiplas podem oferecer um grande risco de vida para as mães e os bebês. Elas apresentam maior risco de rompimento antecipado da bolsa acarretando um parto prematuro.