Archive for the ‘Mulher’ Category

RECEIO DE AMAMENTAR

By admin + julho 16th, 2013

A cada dez gestantes que atendo em meu consultório, posso dizer que dez delas têm ao menos alguma dúvida em relação ao aleitamento materno.
O que observo com muita frequência é que a grande maioria apresenta medo ou receio de amamentar e isso que pode estar ligado a diversas causas.
E cada vez mais percebo que as informações referentes aos cuidados com o bebê podem ser fundamentais no período da amamentação. Contudo, vale ressaltar que há muito mais informações do que imaginamos; porém, muitas são tão divergentes que acabam por confundir algumas mães. É importante que elas busquem ajuda profissional confiável para que se sintam seguras e possam exercer essa tarefa com serenidade.

A epilepsia é uma doença cerebral crônica de maior frequência no mundo – acomete 2% da população – e pelo menos 50% dos casos começam na infância ou na adolescência. A principal característica é a ocorrência de crises epiléticas, que podem prejudicar a qualidade de vida de quem tem a doença. No entanto, apesar de ser uma doença séria, ela não deve desencorajar as mulheres do sonho de ser mãe.

Ter um filho é uma aventura cheia de dúvidas, emoções, expectativas e sensações incríveis, mas alguns desconfortos também. Depois do parto o corpo fica muito diferente e por vezes a mulher acredita que não irá voltar a ser o que era. Bate certa tristeza e desânimo e, passado o primeiro impacto às mudanças ocorridas, o corpo começa a causar inseguranças e questionamentos: Será que minha pele vai ficar manchada? Meu abdômen vai voltar ao normal? E as estrias?

Embora seja um momento muito especial, a gravidez tem seus desconfortos. As queixas são muitas, mas a retenção de líquidos, que causa inchaço e sensação de peso nas pernas; as dores nas costas, em especial na região lombar; e as interrupções no sono pela dificuldade em encontrar uma boa posição para dormir devido ao tamanho da barriga, são as mais comuns. E embora todas sejam aspectos considerados normais e fisiológicos, eles interferem no bem- estar da gestante. Para aliviar todos esses desconfortos uma massagem pode ser ideal.

Muito se fala das alterações do corpo da mulher durante a gravidez, mas a verdade é que uma das grandes preocupações da maioria das gestantes vem depois dos nove meses, o pós-parto. Esse período também é cheio de transformações, principalmente no corpo da mulher. Ele, apesar de já dar sinais de retorno desde o primeiro momento, leva um tempo para voltar à forma final. O barrigão diminui bastante, mas a flacidez, as estrias e os quilinhos a mais ficam ali, insistem em ficar. Os seios também continuam aumentados e as pernas permanecem inchadas.

A gravidez é um momento de muita alegria, mas também de cuidados redobrados. Bebês saudáveis provêm de mães que seguiram à risca às ordens médicas e procuraram ter ao longo da gestação uma vida regrada. Mas algumas mulheres, mesmo seguindo todas as orientações, acabam sofrendo com algum probleminha. E a trombose é um deles.

Quando posso voltar a malhar? Qual atividade devo escolher? A malhação pode prejudicar a amamentação? Essas são algumas das dúvidas que mais ouço das mulheres após a gravidez e até ainda no final da gestação. Para elas é fundamental saber se o médico libera a realização de exercícios, afinal, sem essa autorização não é possível dar início aos treinos. No entanto, também é muito importante saber qual atividade física praticar e, principalmente nessa fase, ter a orientação de um personal trainer especialista em movimento humano e gestantes.

ALIMENTOS ANTI- ESTRESSE

By admin + maio 2nd, 2013

Diga adeus ao estresse e a ansiedade. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza. A nutróloga Liliane Oppermann preparou uma lista de alimentos que além de diminuírem os sintomas do estresse ajudam a manter a forma.

Não há nada mais desagradável do que você colocar uma roupa curta e se deparar com aqueles mil furinhos em sua perna. A celulite pode ser iniciada por um ou dois fatores, mas depois ela se desenvolve como uma bola de neve levando a resultados bastante desagradáveis.

A maioria das mães costuma adotar uma rotina diferente após o nascimento do bebê. Aliás, o pequeno passa a ser prioridade e todos os cuidados são direcionados a ele. E até mesmo a alimentação pode passar por uma mudança, afinal com a amamentação é importante adotar uma dieta mais saudável. “Não existe um cardápio pré-determinado, mas é indicado que a mãe se alimente de forma saudável incluindo em seu cardápio líquidos, frutas e fibras”, diz a nutróloga Liliane Oppermann.
Para facilitar, elaboramos 10 dicas que pode facilitar a vida de qualquer mãe. Anote!