Archive for the ‘Ciencia’ Category

O seu filho não é mais um bebê, mas vira e mexe ele acorda com o lençol da cama molhado porque não conseguiu acordar no meio da noite para ir ao banheiro? É a chamada Enurese Noturna, um problema que aflige milhares de crianças. Até certa idade é normal a criança não ter controle do seu mecanismo urinário, mas conforme vai crescendo ela já consegue controlar o seu xixi. Se o seu pequeno já está com cinco anos e ainda faz xixi na cama, não o castigue, pois ele não tem culpa.

A inteligência de uma pessoa é fruto de características genéticas e ambientais. Os fatores genéticos não podem ser modificados e dependem da herança dos genes da mãe (50%) e dos genes do pai (50%). Já o ambiente, esse sim pode ser mais, ou menos, favorável ao desenvolvimento da inteligência do bebê.
Segundo o neurologista Leandro Teles (CRM 124.984), a estimulação do desenvolvimento cerebral dos filhos não tem prazo para começar e acabar. “O cérebro do bebê já começa a se desenvolver nas primeiras semanas de vida, ainda dentro do útero da mãe. Um ambiente desfavorável pode ter repercussões desastrosas, assim como um ambiente equilibrado e rico em experiências construtivas pode levar o bebê a desenvolver todo o seu potencial genético de inteligência”, explica o especialista.

Todos passam por momentos difíceis durante a vida. Afinal, quem nunca chorou com o término de um relacionamento ou ficou com muito medo antes de uma prova importante ou de uma entrevista de emprego? E, cada vez mais cedo, as pessoas estão sujeitas a lidar com situações difíceis que provocam tristeza, insegurança, angústia, fobia e medo. Mas, em alguns casos, o sofrimento é tão grande que pode afetar o corpo através de dores e/ou lesões físicas, como problemas de coluna, úlcera, e até alergias. Essas dores e/ou lesões físicas provocadas por problemas emocionais podem ser chamadas, na expressão mais comum, de psicossomáticas e têm tratamento psicológico e clínico.
A psicóloga afirma que o termo psicossomático pode apontar para a origem psicológica de determinadas doenças orgânicas,como também para as repercussões afetivas sobre o corpo.

Com a gravidez vêm coisas maravilhosas, desde uma pele com um brilho espetacular a uma barriga redonda e bonita. Porém, nem sempre tudo são coisas boas e muitos incômodos também podem vir juntamente com o pacote da gravidez. Praticamente todos os sistemas do organismo são afetados, entre eles a pele. “Isso acontece porque a maioria das mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais, que se caracterizam por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente as funções do organismo”, explica a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862).

Seu filho enrola ao máximo para começar a fazer a lição de casa? Apresenta dificuldade em acompanhar os coleguinhas na escola? É possível perceber desde cedo se seu filho tem dificuldades escolares ou algum transtorno mais sério. De acordo com o neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Mauricio Mandel (CRM-116095), se os pais notarem que a criança está indo mal na escola o primeiro passo é conversar com os professores para saber se a dificuldade de aprendizado já persiste há algum tempo. “Problemas com dificuldade em aprender e baixo nível intelectual pode está relacionando a deficiência mental que causa baixa produção de conhecimento”, explica.

Embora muita gente confunda as duas técnicas de reprodução assistida, a Inseminação Artificial e a Fertilização In Vitro são formas bem diferentes de fecundação. Enquanto na primeira é coletado o sêmen do homem e injetado na cavidade uterina da mulher; na segunda, a fecundação é feita fora do organismo, em um ambiente artificial. Em comum entre as técnicas, apenas que ambas têm realizado, no mundo inteiro, o sonho de muitos casais formarem uma família. “Em nome dessa realização, homens e mulheres não poupam esforços para concretizar a gestação. E, cada vez mais empenhada em tornar possível esse desejo, a medicina avança”, diz o ginecologista Joji Ueno (CRM-48.486), doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP e Diretor na Clínica Gera.

MAU HÁLITO: ESTÔMAGO NÃO É O VILÃO

By admin + abril 30th, 2013

Sabe aquele mau cheiro que você sente quando conversa com um amigo ou tem pela manhã ao acordar? Pois é, o mau hálito faz parte da vid de aproximadamente 30% da população brasileira, são pelo menos 50 milhões de pessoas que sofrem esse odor desagradável todos os dias. Mesmo assim, ainda hoje o assunto é um tabu e tratado como resultado de uma má higiene e cuidados precários com a saúde bucal.

Vamos sair? E o bebê?

By admin + setembro 21st, 2011

Há que estabelecer estratégias pois um filho não deverá ser impedimento para os pais fazerem aquilo de que gostam.
Após o nascimento do bebê, os novos papais mudam as suas rotinas uma vez que passam a dedicar muito tempo ao seu filho.
Deixam de praticar determinadas atividades realizadas até então e passam a sociabilizar muito menos.
Há que [...]

O desenvolvimento emocional da criança

By admin + setembro 21st, 2011

O mais importante numa relação entre pais e filhos é o amor. Toda criança espera ser amada e só assim passa a retribuir esse amor.
Desde que nasce, enquanto cresce e se desenvolve precisa sentir-se querida, procurada, ajudada, elogiada, para crescer emocionalmente equilibrada e desenvolver na vida adulta todo seu potencial humano.
E quem cria, implanta essa [...]

Quando se fala em cirurgia plástica, as primeiras lembranças remetem as plásticas de mamas, silicone, lipoaspiração, cirurgias de face, botox, preenchimentos, etc., mas sempre nos remete a pacientes adultos.
Na prática, a cirurgia plástica é mais ampla e abrangente, pois envolve questões estéticas e reparadoras, e assim, atinge todas as faixas etárias, inclusive crianças. Isso mesmo, [...]