Archive for the ‘Novidades’ Category

Todos passam por momentos difíceis durante a vida. Afinal, quem nunca chorou com o término de um relacionamento ou ficou com muito medo antes de uma prova importante ou de uma entrevista de emprego? E, cada vez mais cedo, as pessoas estão sujeitas a lidar com situações difíceis que provocam tristeza, insegurança, angústia, fobia e medo. Mas, em alguns casos, o sofrimento é tão grande que pode afetar o corpo através de dores e/ou lesões físicas, como problemas de coluna, úlcera, e até alergias. Essas dores e/ou lesões físicas provocadas por problemas emocionais podem ser chamadas, na expressão mais comum, de psicossomáticas e têm tratamento psicológico e clínico.
A psicóloga afirma que o termo psicossomático pode apontar para a origem psicológica de determinadas doenças orgânicas,como também para as repercussões afetivas sobre o corpo.

O seu filho tem o costume de passar horas sentado no sofá de maneira inadequada assistindo TV ou jogando vídeo game? Reclama de uma “dorzinha” chata que aparece quando carrega uma mochila pesada? O resultado da má postura e excesso de peso não poderia ser diferente: hérnia de disco infantil. O problema não deve ser ignorado pelos pais, pois a dor nas costas pode irradiar para o pescoço, perna, quadril e atingir outras partes do corpo.
Segundo o neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Mauricio Mandel (CRM 116095), dores nas costas podem ter muitas causas. Uma delas é a hérnia de disco, uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, inclusive crianças.

Basta um pequeno esforço físico, como tossir, espirrar, carregar algo pesado ou até mesmo rir, para que a perda involuntária de urina apareça. O problema surge com o aumento da pressão intra-abdominal e atinge cerca de 10% da população, sendo a maioria mulheres. Embora não traga consequências graves à saúde, a incontinência urinária causa constrangimento e pode comprometer a autoestima e relacionamentos sociais.

10 dicas verdes para ensinar ao seu filho

By admin + julho 20th, 2011

Mudar hábitos na idade adulta é bem mais difícil do que na infância ou na adolescência. Não faltam pesquisas para comprovar o quanto pode ser complicado perder velhas manias.
Por isso, quando se trata de mudar a forma de agir para reduzir os impactos no ambiente, é fundamental investir na formação das crianças. O que elas [...]

A escola do futuro ou o futuro da escola

By admin + junho 17th, 2011

Dois milhões de crianças nos Estados Unidos não freqüentam escolas. São educadas pelos próprios pais em suas casas. Em 1999 eram 850 mil.
Esse dado espantoso da Home School Legal Defense Association está deixando educadores e administradores do sistema educacional americano realmente preocupados. Hoje, nos EUA, uma em cada 25 crianças está fora da escola. Essas [...]

Em São Paulo, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que torna obrigatório colocar pulseiras eletrônicas nos recém-nascidos. A determinação vale para todos os hospitais e maternidades da cidade, tanto públicos quanto privados. O texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab.
A proposta determina que o equipamento seja [...]

Como preparar os alimentos do seu pequeno

By admin + fevereiro 11th, 2011

Frutas limpas e sem agrotóxicos
Para preparar os sucos de frutas, o primeiro passo é lavar em água corrente a fruta que será utilizada. Porém, antes disto, na hora de comprá-la, procure um lugar que venda produtos sem agrotóxicos, como alguns varejões e supermercados. Caso tenha dúvidas com relação aos aditivos químicos, lave as frutas (ainda [...]

O significado da Páscoa

By admin + março 31st, 2010

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e [...]

Um sopro de memória

By admin + março 5th, 2010

Março chegou, finalmente, mês do meu aniversário. Desde a infância, eu, no meu egocentrismo infantil, acreditava que o mês de Março era meu, assim como as árvores salgueiro- chorão. Não sei o porquê, mas acreditava que todas as árvores chorão tinham sido plantadas no meu caminho, apenas pra que eu pudesse apreciá-las, já que eram [...]

Enjôos na gravidez

By admin + novembro 25th, 2009

Cuidados na alimentação e nos hábitos ajudam a diminuir o mal-estar