Archive for the ‘Dicas’ Category

Não são só os pais de primeira viagem que ficam com receio de deixar o bebê passar uma noite inteira dormindo no berço. Apesar de ser o local mais apropriado para uma noite de sono tranquila tanto para o bebê como os pais, os pequenos correm risco de se mexer muito à noite e bater a cabeçinha ou cair do berço, o que gera uma série de complicações, especialmente se o bebê for recém-nascido.

A epilepsia é uma doença cerebral crônica de maior frequência no mundo – acomete 2% da população – e pelo menos 50% dos casos começam na infância ou na adolescência. A principal característica é a ocorrência de crises epiléticas, que podem prejudicar a qualidade de vida de quem tem a doença. No entanto, apesar de ser uma doença séria, ela não deve desencorajar as mulheres do sonho de ser mãe.

A inteligência de uma pessoa é fruto de características genéticas e ambientais. Os fatores genéticos não podem ser modificados e dependem da herança dos genes da mãe (50%) e dos genes do pai (50%). Já o ambiente, esse sim pode ser mais, ou menos, favorável ao desenvolvimento da inteligência do bebê.
Segundo o neurologista Leandro Teles (CRM 124.984), a estimulação do desenvolvimento cerebral dos filhos não tem prazo para começar e acabar. “O cérebro do bebê já começa a se desenvolver nas primeiras semanas de vida, ainda dentro do útero da mãe. Um ambiente desfavorável pode ter repercussões desastrosas, assim como um ambiente equilibrado e rico em experiências construtivas pode levar o bebê a desenvolver todo o seu potencial genético de inteligência”, explica o especialista.

Ter um filho é uma aventura cheia de dúvidas, emoções, expectativas e sensações incríveis, mas alguns desconfortos também. Depois do parto o corpo fica muito diferente e por vezes a mulher acredita que não irá voltar a ser o que era. Bate certa tristeza e desânimo e, passado o primeiro impacto às mudanças ocorridas, o corpo começa a causar inseguranças e questionamentos: Será que minha pele vai ficar manchada? Meu abdômen vai voltar ao normal? E as estrias?

Com a gravidez vêm coisas maravilhosas, desde uma pele com um brilho espetacular a uma barriga redonda e bonita. Porém, nem sempre tudo são coisas boas e muitos incômodos também podem vir juntamente com o pacote da gravidez. Praticamente todos os sistemas do organismo são afetados, entre eles a pele. “Isso acontece porque a maioria das mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais, que se caracterizam por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente as funções do organismo”, explica a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862).

A utilização de produtos cosméticos em crianças é cada vez mais frequente. Em parte, devido ao apelo das indústrias e pela ampla gama de produtos disponíveis; em parte pela vontade dos pais em proporcionar o que há de melhor para os seus filhos. Entretanto, algumas dúvidas são comuns aos pais: Quais são os melhores produtos? Devemos mesmo usar estes produtos cosméticos? A partir de que idade a saúde da criança não será prejudicada?

FILHO ADOTIVO: QUANDO CONTAR A VERDADE

By admin + maio 28th, 2013

Este assunto, apesar de simples, é um tanto quanto polêmico e, embora hoje em dia, poucos questionem se devem ou não contar a verdade aos filhos, constato que muitos aspectos devem ser considerados antes desse momento.
Quando falamos em adoção, imediatamente pensamos em uma criança recém-nascida, vivendo em uma família composta por pai e mãe e talvez até irmãos.
Antes de falar em adoção especificamente, considero importante mencionar as novas configurações de família que hoje fazem parte de nossa sociedade. Existem filhos de pai solteiros e filhos de casais homossexuais, filhos criados por avós,além daquelas famílias tradicionais que estamos acostumados a ver em propagandas de margarina, por exemplo.

ALERGIA ALIMENTAR INFANTIL: COMO TRATAR?

By admin + maio 2nd, 2013

Nos primeiros meses de vida a atenção dada ao novo membro da família pode dispensar o cuidado que o bebê precisa ter em relação a sua alimentação. Como o cardápio, geralmente, se resume ao leite e a inserção de pequenas porções de legumes e frutas, muitos pais não se atentam a um problema que atinge cerca de 8% das crianças menores de três anos: a alergia alimentar.
“Os quadros alérgicos possuem sintomas parecidos com os de doenças bem graves, como aparecimento de manchas na pele, dores no estômago, fechamento da garganta, entre outros ainda mais graves”, explica a médica nutróloga Liliane Opperman.

TRATAMENTOS PARA ESCULPIR SUAS CURVAS

By admin + maio 2nd, 2013

Quer esculpir suas curvas e ao mesmo tempo perder alguns centímetros sem passar por uma cirurgia? Alguns tratamentos estéticos podem ajudar a alcançar o seu objetivo. De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, os tratamentos ajudam muito, mas não emagrecem! Apesar dos centímetros perdidos, essas técnicas apenas fazem uma remodelagem corporal.
O médico selecionou alguns tratamentos que podem ajudar a esculpir suas curvas, veja:

SAIBA MAIS SOBRE A URTICÁRIA INFANTIL

By admin + maio 2nd, 2013

De uma hora pra outra a criança aparece com a boca irritada, avermelhada e com pequenas feridas similares as aftas. Cuidado, ela pode estar com urticária infantil. A doença – que causa um enorme desconforto – pode atingir crianças de qualquer idade, inclusive bebês. E como o contágio é viral não há como preveni-la.